sábado, 12 de junho de 2010

Cultura Grega

Cultura Grega
Nos dias atuais encontramos , em muitas áreas a influência da cultura grega, como por exemplo nas artes, na ciência, na filosofia, na política e na linguagem.

No texto a seguir podemos constatar alguns dos principais aspectos da cultura grega, e como estes aspectos se apresentam nos dias de hoje.


Religião -> A religião do povo grego era politeísta e antropomórfica, seus deuses tinham forma humana, havia deuses protetores das cidades e de cada profissão. Os gregos tinham deus imortais como Zeus, Hera, Ares, Atena e etc. Também admiravam heróis ou semideuses (filhos de um deus com uma pessoa mortal, ex: Teseu, Hércules e etc.


Jogos Olímpicos -> Aconteciam grandes competições que reuniam pessoas de todas as cidades. Em Olímpia esses jogos aconteciam de quatro em quatro anos, realizavam-se as competições mais importantes de toda a Grécia, os jogos Olímpicos eram em homengem a Zeus, em outras cidades também realizavam-se jogos, como os Jogos Píticos e os Jogos Ístmicos, as competicões eram individualmente, sem equipes, as mulheres não podiam participar nem assistir aos jogos.






Arena dos Jogos Olímpicos








Artes -> Teatro - Criaram dois gêneros a tragédia inspirada na mitologia e a comédia. As máscaras (persona) eram muito utilizadas, as diferentes mascáras permitiam que um mesmo homem fizesse mais de um papel, os atores homens, os principais teatrólogos gregos, foram: Esquilo, Sófocles e Eurípedes. Todas as pessoas podiam assitir peças teatrais, entre elas presos e mulheres.

Teatro Grego

Literatura -> Os gregos aperfeiçoaram o alfabeto fenício, passando a outros povos, por isso é que encontramos ínumeras palavras de origem grega. Os gregos aperfeiçoaram a poesia sobretudo, que destacaram-se Ilíada e a Odisseia, de Homero, as maiores obras de literatura.



A pintura e a escultura -> Pintura - destaca-se o gênero decorativo, retrata cenas do cotidiano e da mitologia, pintadas em vasos, jarros, pratos que temos até os dias de hoje, tornaram-se grandes documentos históricos que ajudou arqueólogos e historiadores a entender melhor o povo grego. Escultura - alcançou o mais alto grau de perfeição, beleza e realismo, esculpidos normalmente em mármore e brnze, os principais escultores foram Fídias e Míron.



Escultura clássica

Arquitetura -> Marcada pelas colunas nos estilos dórico, jônico e coríntio.

História -> Para os gregos o que tinha interese era a narração e a explicação dos feitos dos seres humanos, a própia palavra história é de origem grega.

Filosofia e as Ciências -> Os gregos foram os primeiros do Ocidente a buscarem a compreensão do mundo e do ser humano. Explicações diferentes das apresentadas nas lendas, nos mitos ou nas crenças religiosas.

Na filosofia grega é que encontramos grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Da filosofia surgiram as demais ciências, que aplicaram a investigação sistemática (o que é planejado, organizado, ordenado) e aos fenômenos da natureza e da sociedade. Surgindo ramos mais especificados como a Física, a Química, a Matemática, a Biologia, a Medicina, a Astronomia, destancando-se Hipócrates, pai da medicina, Tales de Mileto e Pitágoras grandes matemáticos e Heródoto, pai da história.


- Bibliografia:

1. Disponível em: Livro História Geral e do Brasil

2. Disponível em: Apostila Positivo 8º ano

3. http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cultura_grega.htm





























Nenhum comentário:

Postar um comentário